segunda-feira, 5 de novembro de 2012


ARLECCHINO  (Arlequim, Arlechino, Arlequin)
Dividiam-se em 2categorias:-
O 1º Zanni – esperto e fazia intrigas que alavancavam as ações. -
O 2º Zanni – rude e simplório – suas atrapalhadas interrompiam as ações e desencadeava a comicidade.
Quem não conhece essa máscara, com sua roupa remendada e língua espirituosa? O Arlequim primeiro se fala em Alberto Naselli, de Bergamo, em 1572. É um palhaço. Um dos zannis, acrobata, amoral, glutão. É facilmente reconhecível pelo traje com estampa colorida e remendada em forma de diamantes, é um personagem pobre, sua máscara possui uma testa baixa com uma verruga. Algumas vezes, usa um lenço negro sob o queixo e amarrado no alto da cabeça. Anárquico tipo de comportamento, Ele está sempre com fome, mas ele tem toda a sagacidade e criatividade necessária para se dar bem, sobreviver, ter suas satisfações sobre o mundo que está constantemente a abusar dele. Geralmente, Arlecchino é o servo do Pantalone, às vezes do Douttore. Ele ama Colombina, mas ela apenas o faz de idiota. 
Pulcinella 
– Muitas vezes conhecido como “Punch”. O esquisito, inspirador de pena, vulnerável e geralmente desfigurado. Na maioria das vezes, com uma corcunda. Muitas vezes, não é capaz de falar e, por isso, comunica-se através de sinais e sons estranhos. Não há tensões ou desespero, a sua abordagem à vida melancólica faz costa problemas, situações, aventuras ao vivo e no final simplesmente ficar fora de tudo, da mesma forma simples como a forma como ele se envolveu. Sua personalidade pode ser a de um tolo, ou de um enganador. Tem a voz estridente e sua máscara tem um nariz grande e curvo, como o bico de um papagaio. Uma abordagem positiva da vida, sua estratégia vencedora.




Pantalone
– Um dos vecchi. Geralmente, muito rico e muito avarento. O arquétipo do velho pão-duro. O comerciante veneziano, ambicioso e ingênuo. De comerciante a nobre, sempre tendo que lidar com as pessoas tentando tirar seu ouro, sempre a perder contra a sagacidade e improviso, às vezes até agradáveis ​​para a confiança que sente para os outros, que por outro lado não se importam com nada diferente do que o seu dinheiro. Pantaleão e... Paga! (... E Pantaloon tem que pagar!) Imagem do povo italiano foram objecto de sistema estadual de imposto de apertar...
O cavanhaque branco e o manto negro sobre o casaco vermelho. Possui uma filha casadoira ou é ele próprio um cortejador tardio. 






Dottore 
– Visto como o homem intelectual, mas geralmente essa impressão é falsa. Ele é o mais velho e rico dos vecchi. Geralmente, interpretado como um pedante, avarento e sem o menor sucesso com as mulheres. Usa uma toga preta com gola branca, capuz preto apertado sob um chapéu preto com as abas largas viradas para cima. Balanzone é bastante gordura (= rico), sempre se veste de preto, é bem preparado, rico olhando, e fala e fala um rio de inútil ostentação ciência, provocando a crença atual exagerada na ciência e humanismo. O doutor é membro de cada academia (conhecido ou desconhecido) que sabe tudo e faz citações em latim ou grego cultivada, muito ruim que eles nunca têm razão. No palco ele é muito raro um médico de medicina de verdade, ele mais vezes se faz passar por um advogado, um juiz, ou o Notário.

 Innamorati são os amantes. Têm muitos nomes. (Isabella era o nome mais popular usado para a innamorata). Eles são jovens, virtuosos possuindo cortesia e cavalheirismo e perdidamente apaixonados um pelo outro. Eles usam os trajes mais belos e de acordo com o período e a moda vigente e nunca usam máscara. Geralmente, cantam, dançam ou recitam poemas. O ponto principal dos Amantes dentro do jogo é ser no amor, e ao fazê-lo, eles se deparam com obstáculos que os impedem de prosseguir o seu relacionamento. Eles sempre envolvem outros personagens da commedia para tentar descobrir como eles podem ficar juntos, pois eles mesmos não são inteligentes o suficiente para descobrir como ficar juntos por conta própria



Pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário