segunda-feira, 12 de novembro de 2012


Pesquisei sobre o pavão e notei um certa semelhança do animal com o Capitão Rodomonte, da Farça: Tabarin, Guarda de Honra, que  é o personagem em  que decidi fazer minha máscara com as características do animal Pavão, porque o Capital e todo orgulhoso falador, e se vangloria, é todo prosa quando fala “Sou o mais valente capitão que a terra jamais produziu, mas em toda a parte onde minha bravura me leva, os olhos de minha Isabela me acompanham” neste trecho ele já mostra o quanto é arrogante, orgulhoso, vaidoso e exibido.
A característica de um pavão é a extravagância, tornando fácil a diferenciação entre ele, sua fêmea e outros tipos de pássaros.
A melhor maneira de localizar um pavão é olhando para sua cauda. Penas que são muito compridas arrastam-se atrás dele conforme anda. Mas, se ele quiser cortejar uma fêmea, ele irá exibir sua plumagem de maneira expressiva. Todas as penas se erguem, revelando uma ostentação em formato de leque em amarelo, azul e verde. As cores brilhantes são o resultado de um ângulo no qual a luz brilha através das penas. Um pavão não conseguirá voar quando suas penas estão assim. Ele só arma seu show quando está sobre suas duas patas.
Um dos atributos únicos do pavão que pode ser negligenciado é a crista de penas no topo de sua cabeça. Esses enfeites verticais se parecem com uma coroa e decoram tanto o macho como a fêmea. A cabeça do pavão é similar a de uma galinha ou peru, com um bico que é grande, porém não afiado como o de um urubu. As cores azuis e verdes continuam na face do pavão, com faixas brancas em volta dos olhos.
O pavão é um dos maiores pássaros capazes de voar do mundo. Eles se movem vagarosamente, criando desse modo um andar de modo empertigado. Esse antropomorfismo ajudou a criar o termo "orgulhoso como um pavão". Ficando completamente de pé, o pavão tem mais de 60 centímetros de altura. Suas penas da cauda quando abertas medem mais de 1 metro e meio. O pássaro tem um pescoço relativamente longo, como o de um peru, só que sem os barbilhões. As patas dos pavões possuem três dedos, longos e torcidos, como os de uma ema.
Mas o seu nome denota claramente um dos seus símbolos mais fortes. As penas de pavão significam nobreza e glória, daí que seja um dos reis no mundo das aves. Este animal alimenta-se de plantas venenosas, no entanto pode sobreviver a isso, portanto simboliza também a imortalidade e a dificuldade em se magoar.
Mas não podemos passar em claro que se trata de um animal muito vaidoso que não teme exibir-se para conseguir o que deseja, por isso para muitos as suas penas tem um significado negativo. Justamente a vaidade em excesso e a superficialidade do ser humano.

Fonte de pesquisa:

Através doa foto do meu rosto fiz o desenho em papel vegetal, com estilo pavão, e depois com o desenho em papel pintei com as cores característica do pavão, ficou bem interessante, gostei bastante e estou ansiosa para vê-la pronta. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário